A diferença entre o Servo de Deus e o Empregado. Voce é um servo de Deus ou um empregado?

01/03/2013 14:10

 

    Todos nós, líderes, em algum momento da caminhada tiramos os olhos de Deus e começamos a olhar a vida cristã com uma outra perspectiva. Às vezes investimos em pessoas e temos expectativas com elas, e pelo fato de não responderem da forma esperada, ficamos desencorajados ou mesmo desanimados.
A pergunta que temos que fazer para nós mesmos nessa hora é: “Por que ou por quem estou fazendo isso?” Se estou fazendo porque Deus mandou, por ser Seu servo, tenho que fazer e ficar feliz por ter obedecido ao meu Senhor. Pouco importa se fui valorizado, ou se os outros me elogiaram e reconheceram o meu trabalho. Quando você faz algo e tem expectativa de receber algo que não seja do Senhor, mas dos homens, você está agindo não como servo, e sim como empregado.
Às vezes nos perguntamos: Por que aquele irmão é tão novo e Deus o usa de forma tão tremenda? A resposta é simples. Por que ele é servo. Alguns são servos, já outros apenas fazem o serviço. Somente os servos edificam, empregados apenas cumprem obrigações. 
 
    Servos tomam a cruz, empregados aceitam o cargo
Só nos tornamos realmente servos quando tomamos a cruz. A cruz não é um tipo de fardo, mas é a vontade de Deus. Tomamos a cruz quando buscamos fazer a vontade de Deus ainda que contrariando a nossa.
Não podemos confundir a Cruz com o Fardo. Tomar a cruz é o que Jesus fez. Ele orou até saber a vontade do Pai e quando soube tomou a cruz. Apenas quando tomamos a cruz nos tornamos servos, ou seja não existe servo sem a cruz. A cruz é a vontade de Deus.
Qual a diferença entre cruz e fardo? Fardo é tudo aquilo que veio por causa da queda. Por exemplo, carregar uma enfermidade é fardo não é cruz. Fardo não é da vontade de Deus como muitos imaginam, fardo é do nosso tempo caído após o homem ter pecado.
O que é Cruz? Você poderia até abrir mão, mas você não faz porque é a vontade de Deus. Você poderia até deixar de ser líder, mas por que você não deixa? Por que você sabe que é a vontade de Deus. Sempre que você observar igrejas e ministérios crescentes saiba de uma coisa: ali há pessoas que estão carregando a cruz. 
 
    Servos não esperam pagamento, empregados só fazem se receberem
Uma evidência se você é empregado é se você espera receber pelo trabalho. Já ouvimos pessoas dizerem: “Fizemos tanto por essa igreja, ajudamos tanto esse pastor e agora, o que recebemos?”
Por que muitos não participam da benção de Deus? Porque empregado, quando faz algo, espera o pagamento. Se espera pagamento não é servo. Nem sempre o pagamento esperado é dinheiro, há muitos outros tipos de moeda.
Alguns esperam posições, honra e glória. Outros esperam mordomias e privilégios. Os mais simples esperam pelo menos a gratidão. O servo, porém, faz para Deus e espera somente Dele a recompensa.
 
    Empregados escolhem a quem servir, servos servem mesmo os indesejáveis.
As únicas pessoas que são realmente felizes são aquelas que aprenderam a servir. Os empregados servem aqueles que demonstram consideração ou que se sentem constrangidos em serem servidos. Somente os servos servem aqueles que são desagradáveis e que não reconhecem o valor do servo.
O grande problema é que nós gostamos de servir as pessoas agradáveis. Ao servir pessoas que se sentem constrangidas, pensamos, “esta pessoa é maravilhosa e merece ser servida.”
Podemos medir o coração de servo ao analisarmos o fato de como nós respondemos quando os outros nos tratam como servos. Como reagimos quando nos dão ordens ou somos tratados como inferiores? Jesus "esvaziou-se a si mesmo por tomar a forma de servo". Se esse foi o coração de Jesus e o nosso não pode ser diferente. Só quando nos esquecemos de nós mesmos é que servimos realmente.
 
    Servos vêem nas necessidades uma oportunidade de servir, empregados se sentem explorados
Servos estão sempre atentos à forma de ajudar os outros. Quando vêem uma necessidade seu pensamento é: “Como poderei ajudar com os dons e os recursos que Deus me deu?”
John Wesley foi um fantástico servo de Deus e seu lema era: “Faça o bem que puder, com todos os recursos que dispuser, de todas as formas que puder e sempre que puder”. Os verdadeiros servos não dão desculpas, não ficam esperando a situação melhorar e nem ficam dizendo “um dia ajudarei, mas agora não posso.”
 
    Servo ou empregado?
Deus não tem empregados, Deus só têm servos. Alguns são servos, outros empregados. E essa muitas vezes é a razão porque temos igrejas que não avançam e ministérios que não se multiplicam. A razão é porque não são servos e sim empregados.
Porém, onde há servos genuínos, as coisas acontecem, os milagres acontecem e Deus faz coisas extraordinárias. Deus deu o melhor para você. Ele merece o melhor de você.
 
    Minha opinião do Blog Cristão: Vamos dar um exemplo de uma forma detalhada: Um cantor diz ser servo, mas só faz o serviço se receber seu salário, ele escolhe pra quem trabalhar, o cantor se for chamado pra uma igreja cuja há heresias, idolatria, etc, ele nao prega a verdade porque esta recebendo seu salario, mas Jesus não ensinou assim.
    Não digo que devemos morrer de fome, mas não acho certo usar dons de Deus para beneficio próprio.
 
Matheus 10:8 Dai de graça o que de graça recebestes.